Título de Eleitor – como proceder para estar em dia mesmo residindo no exterior.
Atenção: o cadastro eleitoral vai fechar para alistamento e alterações na data de 8 de maio por este ser um ano de eleições no Brasil.
Quando for reaberto 60 dias após a data do ultimo turno das eleições no Brasil – o procedimento abaixo será oferecido novamente.
Até o momento não sabemos como será o tratamento àqueles que neste periodo de tempo derem entrada a um novo passaporte e ainda não tenham documento militar. Verifique o website do consulado de Vancouver para mais infomrações ref. cokmo proceder.
Quando reaberto, vocè poderá apresentar requerimentos de alistamento, transferência de domicílio eleitoral, regularização de situação eleitoral, etc.
https://www.tse.jus.br/
O domicílio eleitoral no exterior estabelece também a obrigatoriedade de votar apenas para presidente da república sendo que nas últimas eleições presidenciais (2018), os eleitores com domicílio eleitoral em Alberta tiveram a possibilidade de votar nos dois turnos em Calgary. Pela primeira vez na nossa história local tivemos tivemos uma urna local na Casa do Brasil.
Lembramos também que estar com o título eleitoral em dia não somente evita problemas com documentação, como pode ser o caso do título cancelado ser razão para cancelamento de CPF e na sequência de conta bancária, como também é um requisito para emissão de passaporte.
Assim chamamos a todos que ainda não tem seus títulos nas seções eleitorais de Alberta para seguirem o link para o TITULONET – aplicativo para o residente no exterior se alistar, regularizar ou transferir o seu título de eleitor.