No Canadá a saúde é pública e para acessá-la gratuitamente você devera sulicitar o Health Card no Registry (mesmo lugar que fará a carteira de motorista ou carteira de identidade) ou enviar a documentação por correio. Abaixo mostramos informações de como solicitar o seu cartão. Lembrando que apenas quem for ficar na província por mais de 6 meses tem direito ao cartão e que nos 3 primeiros meses de sua estadia no Canadá, você não tem direito a saúde pública e, portanto, deverá contratar um seguro saúde privado. Também disponibilizamos informações sobre alguns seguros abaixo, porém, pode procurar no google outras opções que lhe convém.

Uma observação importante: aqui não é possível visitar um médico especialista “logo de cara”. Primeiro você terá que visitar o seu médico de família (family doctor), ou uma clínica (walk-in clinic), ou a emergência (emergency). Esses médicos gerais farão o possível para te tratar e, se após o tratamento ainda assim estiver com algum problema, só então eles te indicarão para um médico especialista.

Abaixo disponibilizamos um link que você poderá utilizar para escolher qual family doctor ainda está disponível para aceitar novos pacientes, esse será o seu médico de referência, que você entrará em contato toda vez que precisar de atendimento não urgente. Para escolher, você pode filtrar a sua busca por localização, sexo do médico, e língua falada. Após a primeira consulta, se você sentir que esse médico não entende as suas necessidades, você poderá mudar para outro family doctor.

Também disponibilizamos um link para saber quais são as walk-in clinics em Calgary e, caso precise utilizar a emergência, tem um link para você checar qual o tempo de espera do hospital que pretende ir.

Por fim, conforme falado anteriormente, você tem acesso à saúde pública pelo Health Card, porém isso inclui apenas serviços médicos, se precisar de oftalmologista e dentista, você terá que pagar do seu próprio bolso ou pelo seguro saúde complementar oferecido por seu empregador. Caso você esteja desempregado ou se estiver classificado como baixa renda no seu importo de renta, você poderá solicitar benefícios para ter acesso a um oftalmologista e dentista ou até mesmo remédios de graça, porém nem todos os serviços poderão ser fornecidos, por favor, verifique o Alberta Adult Health Benefit (AAHB) link também providenciado abaixo.