Quer votar em Alberta?
Prazo para ser incluido no cadastramento se encerra dia 6 de maio!
Confira sua Situação Eleitoral e Regularize!
Atenção: o prazo é 6 de maio! Sim nesta quarta-feira é o último dia para estar com a situação eleitoral regular e registrado numa seção eleitoral da nossa região para para votar nas eleições presidenciais de 2026.
As eleições serão realizadas em outubro deste ano: o primeiro turno no domingo, dia 4, e o eventual segundo turno no domingo, dia 25, no horário das 8 às 17h (horário local).
Lembramos que nas duas últimas eleições presidenciais (2018 e 2022) tivemos urnas em Calgary para os eleitores cadastrados de Alberta e Saskatchewan. Sendo assim, nossa expectativa é que tenhamos novamente uma urna para votação em Calgary.
Verifique se sua situação está regular; ainda há tempo para regularizá-la até o prazo final!
- Se já tem seu título eleitoral: consulte sua situação eleitoral – para votar precisa estar REGULAR e tambem estar registrado em uma das seções da nossa região:
Clique Aqui para acessar o portal do TSE de vários links para resolução de situações diversas: como tirar o primeiro título, regularizar título cancelado, transferir sua seção para uma da nossa região, consultas e outras. - Se já está regular instale o aplicativo e-titulo no seu celular: este aplicativo está disponibilizado para todos os usuários / sistema operacionais de aparelhos celulares e pode facilitar o acesso a informações para votar e/ou justificar a ausência às urnas se for o caso
- Para instruções detalhadas de como proceder, visite o site do Consulado de Vancouver: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-vancouver/servicos/servico-eleitoral-1/servico-eleitoral
- Fique atento, pois nem todas as regras se aplicam ao eleitor do exterior. Por exemplo: residentes no exterior votam apenas para Presidente e não precisam ter biometria coletada.
Precisa solicitar um passaporte novo?
Verifique abaixo as possíveis implicações durante o periodo eleitoral de 7 de maio a 4 de novembro:
- A situação eleitoral REGULAR é condição necessária para renovação de passaportes para todos os brasileiros de 18 a 70 anos atraves da apresentação da Certidão de Quitação Eleitoral, documento que detalha a situação eleitoral do cidadão.
- Após 6 de maio, não será possível realizar quaisquer alterações na situação eleitoral até a reabertura que está prevista para 4 de novembro, mas os que estiverem com a situação eleitoral regular poderão obter a Certidão de Quitação Eleitoral.
If you do not understand Brazilian Portuguese, and you are a Brazilian citizen ages 18 to 70: please note that this post relates to the 2026 Brazilian Presidential elections on October 4 and 25, 2026 8am to 5pm. It also refers to issues about requesting a Brazilian passport during the period of May 7th to November 4th, and related weblinks. In case you need more info, please send us an email message to: info@brazilianassociation.org